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quarta-feira, agosto 10, 2011

Faturamento publicitário chega a R$ 10 bilhões

Faturamento publicitário chega a R$ 10 bilhões

Valor arrecadado com venda de espaços comerciais na mídia brasileira cresce 5% entre janeiro e maio de 2011

Eliane Pereira| Meio & Mensagem

O faturamento publicitário dos veículos de comunicação cresceu 5% (nominais) de janeiro a maio de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 10,4 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios. Esse desempenho foi puxado pela internet (que cresceu 18,9%), mídia exterior (15,8%) e TV por assinatura (14,1%). Já jornais, guias e listas, cinema e rádio tiveram desempenho negativo. A TV aberta – que, com 63,8% do total das verbas publicitárias, é a que mais influencia na média do mercado – faturou 5,2% a mais que nos primeiros cinco meses de 2010.

O maior crescimento entre os meios pesquisados foi o da internet (18,9%), que arrecadou R$ 492,5 milhões de janeiro a maio. A maior fatia, entretanto, continua com a TV aberta, que arrecadou R$ 6,669 bilhões no período. O segundo meio com melhor desempenho foi a mídia exterior, com faturamento de R$ 344 milhões. Desse total, mais da metade (54,8%) corresponde a verbas investidas em outdoor, categoria que cresceu 12,4%. O destaque da mídia exterior fica com o segmento de paineis (crescimento de 33,7%) e mobiliário urbano (24,8%). O digital out of home, que vinha apresentando crescimento agressivo, fechou o período com índice 12,8% superior ao mesmo período do ano passado.

Entre os meios com desempenho positivo, a internet faturou R$ 492,5 milhões, mantendo seu share na casa dos 4,7%, fatia um pouco maior que a da TV por assinatura (3,7%), que faturou R$ 388,6 milhões. As revistas também cresceram um pouco acima da média (6,2%), registrando arrecadação de R$ 699,8 milhões e share de 6,7%.

Andaram para trás os jornais (-1,9%), o rádio (-1,2%), o cinema (-2,4%) e os guias e listas (-10,7%). No impresso a venda de espaços publicitários chegou a R$ 1,3 bilhão no caso dos jornais e R$ 113,3 milhões no dos diretórios. No rádio o valor ficou em R$ 415,9 milhões e no cinema, R$ 29,8 milhões.

O Projeto Inter-Meios é um levantamento feito em parceria entre o Meio & Mensagem e a PricewaterhouseCoopers, com informações fornecidas pelos próprios veículos. Os valores registrados já contam com eventuais descontos. Os relatórios de investimento podem ser consultados no site www.projetointermeios.com.br . O acesso é livre.

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