Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quinta-feira, julho 07, 2011

Facebook investe em vídeo chat com Skype

Facebook investe em vídeo chat com Skype

Em breve, 700 milhões de usuários estarão aptos a conversar por vídeo

07 de Julho de 2011 Do Ad Age do Meio & Mensagem

Sua mãe já pode conversar por vídeo com você pelo Facebook. A rede social lançou, nesta quarta-feira 6, seu já esperado vídeo chat, que funciona em parceria com o Skype. O programa, entretanto, está disponível para apenas 1% dos 700 milhões de usuários do site nesta primeira fase, passando para 10% na próxima semana.

“Chamadas por vídeo é o primeiro exemplo do que pensamos ser um aplicativo social interessante”, disse o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. O serviço que integra o Skype e o Facebook difere do uso normal do Skype, que requer download do software para realização de chamadas e vídeo conferências. No Facebook, se você tentar ligar para um amigo que não possua o Skype instalado, um box aparecerá perguntando se ele aceita receber a chamada. Basta clicar em “sim” para ambos estarem conectados.

“Pense nisso como um mini cliente Skype, que funciona através da tecnologia P2P (peer-to-peer)”, afirmou o CEO do Skype, Tony Bates, que estava na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia. Ele e Zuckerberg disseram que eles vêm trabalhando em parceria há algum tempo – desde antes da aquisição do Skype pela Microsoft, em maio.

Zuckerberg disse ainda que o fato de o Skype ser agora controlado por uma empresa na qual ele confia faz com que a relação profissional entre as partes envolvidas seja ainda mais estável.

O serviço de vídeo chamada ainda não está disponível para celulares. Segundo Zuckerberg, a parceria é um sinal da estratégia do Facebook de não desenvolver todos seus aplicativos, deixando tais criações para empresas especializadas nesse tipo de tecnologia.

O Skype é responsável por mais de 300 milhões de minutos por mês em vídeo chamadas, o que representa, segundo Bates, metade das ligações realizadas pelo software. O programa em sociedade com o Facebook, porém, não terá os serviços de publicidade, disponíveis na versão web 1.0 do Skype. No fim de 2010, a empresa lançou, nos Estados Unidos e na Europa, a função “Click and Call”, que permite que os usuários liguem diretamente para um de seus anunciantes, entre eles Coca-Cola, Groupon, Visa e Volkswagen.

Apesar de não haver acordos financeiros na parceria firmada, a relação entre Microsoft e Facebook pode fazer com que a empresa de Bill Gates recupere uma parcela dos US$ 8,5 bilhões gastos na aquisição do Skype. O novo serviço de vídeo chamada na rede social, que competirá com o FaceTime (Apple), Google Talk e Google+ Hangouts, é uma continuação da integração entre as empresas. Em 2007, a Microsoft investiu US$ 240 milhões no Facebook. Além disso, o Bing, motor de busca da Microsoft, indexa dados sociais do Facebook.

Dan Khabie, CEO da agência Digitaria, disse que a aposta é boa para o reposicionamento da Microsoft no mercado de tecnologia. “A Microsoft está se movimentando de forma a se tornar uma plataforma, e o lançamento do novo serviço é um passo importante nessa direção”, disse. “O próximo papel da Microsoft é como facilitadora, não como dominadora”.

Segundo Khabie, cuja agência tem clientes como a NFL (liga maericana de futebol americano), Energizer e Intel, afirmou que para as marcas a expansão do vídeo chat para conversas de grupo em vídeo seria um movimento importante. “Analisando através de uma perspectiva de marketing, há muito mais viabilidade com grupos”.

A Ford já criou uma conta na nova rede social do Google, o Google+, uma indicação de potenciais conversas de vídeo entre os consumidores e os executivos da montadora.

Desde seu lançamento parcial na última semana, o Google+ tem recebido elogios, principalmente pela função de bate-papo (em texto) em grupo. O Facebook também lançou uma versão redesenhada de seu chat, que também permite a criação de grupos para conversas, algo visto como uma concorrência direta ao Google+.

Marcadores: , ,

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.