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quinta-feira, janeiro 20, 2011

Um sonho de verão para as cervejarias

Um sonho de verão para as cervejarias

Com o carnaval só em março, consumo deve crescer acima dos 10% esperado pelo mercado

Renato Pezzotti - 19 de Janeiro de 2011 às 10:03

Com a terça-feira de carnaval marcada para o dia 8 de março, os varejistas consideram que o verão deste ano terá mais de cem dias. Para as cervejarias, isso é sinal de ótimo resultado de vendas, com números bem acima dos comparados aos atingidos no começo de 2010, quando a prosperidade prós-crise derrubou estatísticas e jogou pra cima índices de consumo.

"Esperamos que o mercado possa manter o crescimento de quase 12% alcançado na estação do ano passado", comenta Renata Zveibel, gerente de comunicação externa da Heineken Brasil. Dados da Nielsen apontam que bebidas alcóolicas e não-alcóolicas foram os produtos que mais cresceram em 2010. "O consumo continua bastante aquecido. Esperamos alcançar um crescimento ainda maior do que o verificado em 2010", reforça Douglas Costa, gerente de marketing e relações com o mercado do Grupo Petrópolis. "Temos um cenário promissor e sem grandes rupturas. Devemos destinar maior parte dos nossos investimentos nesse verão alongado", afirma Luiz Cláudio Taya, diretor de marketing do Grupo Schincariol.

A preocupação, com isso, deixou de ser a exposição em mídia e passou para a produção. "Geralmente temos 90 dias de verão. Esse ano, esse número cresceu 20%. A temporada terá mais de cem dias. A preocupação das empresas, agora, é que não falte produto", comenta Adalberto Viviani, diretor-presidente da Concept e especialista no mercado de bebidas.

Segundo Viviani, o ponto de venda será fundamental na briga entre as marcas. "A grande estratégia, agora, é consolidar a expansão, colocar produtos em condições de consumo, aumentar a visitação e ter cuidado extra no PDV", explica. A executiva da Heineken reforça essa preocupação. "Nosso foco não é necessariamente investir mais por conta do verão. Teremos uma forte ativação no ponto de venda. E estamos focados em atender a demanda do mercado", ressalta Renata.

O Grupo Petrópolis, que produz a cerveja Itaipava, sofreu bastante com as chuvas que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana retrasada. A tragédia paralisou suas linhas e funcionários ficaram presos na fábrica de Teresópolis por 30 horas. Mesmo assim, Costa acredita que não terá problemas de abastecimento, uma vez que suas outras três fábricas (uma delas em Petrópolis) estão preparadas para absorver o que não será produzido na matriz. Ele ainda conta que as apostas do Grupo estão no grande portfólio de produtos. "Nossos lançamentos recentes incluíram formatos diferenciados na linha pilsen, como a garrafa de 250 ml e a lata de 310 ml, mais fina".

Homenagem ao Brasil
A Multisolution prepara o lançamento da nova campanha da Itaipava para o dia 25 de janeiro. Além de nove diferentes versões para mídia impressa, dois filmes integram o extenso plano de mídia. "A comunicação que propomos é agradável, sem usarmos celebridades e causarmos polêmica. A nossa estrela é o produto e a estratégia vem dando mais do que certo", explica Pedro Queirolo, CEO da agência. "Deixamos de lado o tripé bar, churrasco e futebol para olharmos as situações de consumo", reforça o Leonardo Corvo, diretor de criação.

Com produção da Raio X Filmes e direção de cena de Maurício Eça, o primeiro comercial faz uma exaltação ao Brasil, com uma homenagem aos estados onde a marca está presente, no sudeste e centro-oeste do País. Com edição semelhante a um videoclipe, a produção reforça com cores as diferenças da cultura nacional e segue com a assinatura "Cerveja sem comparação". O segundo, que reforça a palavra "amigo", foca o consumo responsável, que deverá nortear as ações da marca durante o ano.

A Heineken aposta no lançamento da Kaiser Shot, a nova embalagem de 250 ml de Kaiser, para o verão. A campanha criada pela Fischer+Fala, com Mano Menezes, já está no ar. "A nova embalagem é bem propícia à temporada", explica Renata. Para Heineken, a ambição é ampliar a visibilidade em bares e por meio de blitze nas principais praias do Rio de Janeiro. A Nova Schin, por sua vez, terá novamente a cantora Ivete Sangalo como estrela, desta vez acompanhada por Deborah Secco e Cleo Pires, gravado na semana passada, no litoral baiano.

Com o verão esticado, a Skol conseguiu dividir suas ações em dois momentos bem distintos: praia e carnaval. O primeiro é dividido em três grandes iniciativas: a Casa de Praia, a Garagem e o Sunset. O final do projeto acontece com o "Praia Skol Music", que contará com shows de Ben Harper, Donavan Frankenreiter e Tom Curren. O evento acontece no dia 5 de fevereiro, em local a ser escolhido por uma promoção realizada no site da marca – Búzios, Florianópolis e Maresias disputam o festival.

"Não focamos numa grande iniciativa e, com isso, pretendemos atingir o maior número de pessoas", explica Clarissa Pantoja, gerente de eventos de Skol. As ações são assinadas pelo Banco de Eventos e as campanhas, pela F/Nazca. A partir da segunda semana de fevereiro, a marca "vira a chave" e se vira para o carnaval – a marca pretende lançar um novo formato para a festa deste ano.

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