Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

domingo, fevereiro 10, 2008

Sua televisão está pronta para a TV digital?

Por: Tabata Pitol Peres
27/11/07 - 11h25
InfoMoney

SÃO PAULO - Quando a televisão chegou ao Brasil, em 1950, poucas pessoas puderam ver as primeiras transmissões, já que havia um número muito pequeno de televisores disponíveis no País. O mesmo deve acontecer com a chegada da TV Digital. Isso porque, poucas pessoas terão os equipamentos necessários para assistir às vantagens de imagem e som que o novo sistema proporciona.

"O set top box, receptor que é fundamental para o sinal digital, chegará as lojas, com preços relativamente elevados. Por isso poucas pessoas terão comprado o aparelho até o início da transmissão", afirma o diretor editorial da Tela Viva, André Mermelstein.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, não basta ter uma TV de LCD ou plasma para assistir à TV Digital em sua melhor forma. Muitos desses aparelhos não possuem alta definição e, para reproduzir toda a qualidade disponível no novo sistema, será preciso um aparelho Full HD, com 1080 linhas de definição. Para quem não faz questão da qualidade máxima, o receptor poderá ser acoplado em outros modelos de televisão.

UHF
Além disso, quem quiser assistir aos canais digitais terá que adquirir uma antena UHF. Isso porque, apesar dos números usados para sintonizar os canais atuais (analógicos, em geral transmitidos em VHF) não sofrerem alterações, cada emissora terá um novo canal em UHF para a transmissão digital.

No UHF os canais terão números diferentes - em São Paulo, por exemplo, a TV Globo é canal 5 no VHF, enquanto no UHF será 18. No entanto, não será preciso decorar os novos números já que os conversores serão programados para, quando digitado o número da emissora em VHF, buscar automaticamente seu sinal no UHF. Assim, sempre que o telespectador digitar o número 5, o set top box se conectará à TV Globo no formato digital (canal 18), por meio da função canal virtual.

Televisores
Para os que pretendem comprar novos aparelhos para aproveitar a imagem digital, uma opção será adquirir televisores que já possuem o set top box incluído. A Samsung já começou a vender os aparelhos integrados, e marcas como LG e Sony, não devem demorar para disponibilizar produtos semelhantes.

O preço, no entanto, é bastante alto. O aparelho de 40 polegadas estará a venda por R$ 7.999,00, enquanto o de 52 polegadas, custará R$ 14.999,00.

Mas por enquanto, a aquisição do set top box, dos televisores Full HD e da antena UHF só será necessária para quem realmente deseja ter acesso ao novo sinal. Isso porque, o sinal transmitido atualmente (analógico) ficará no ar até 2016.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.