Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

domingo, fevereiro 10, 2008

Serasa lança ferramenta para reduzir risco de crédito; juro ao consumidor pode cair

Por: Flávia Furlan Nunes
08/02/08 - 18h38
InfoMoney

SÃO PAULO - A Serasa desenvolveu um produto, chamado Portfólio MultiAnálise, que permite às empresas analisar os riscos de uma carteira de clientes no momento de concessão e gestão de crédito. De acordo com a gerente do produto, Fabiana Marcondes, a ferramenta acaba sendo bastante positiva aos tomadores de crédito, já que permite a redução das taxas de juros.

Quem adquire a ferramenta consegue, pela análise, saber a perda máxima da carteira. O VAR (Valor em Risco) faz uma interpretação geral de clientes pessoas físicas ou jurídicas. É importante ressaltar, porém, que a empresa deve fornecer os dados de seus clientes, enquanto a Serasa possui apenas informações sobre inadimplência dos consumidores.

Justificativa
Ainda de acordo com Fabiana, o Portfólio MultiAnálise é importante porque as empresas que concedem créditos só conseguem fazer interpretações dos clientes mais antigos, dos quais possuem dados e histórico de relacionamento. "Daqueles mais novos, não têm informações suficientes".

A gerente ainda disse que o portfólio é bastante positivo para o consumidor que é bom pagador. "Se não sabem quem são os clientes, as empresas aumentam a taxa de juros, para se ressarcirem, no caso de perdas não previstas. Com análise mais refinada, a empresa pode diminuir a taxa de juros e aumentar o volume emprestado".

Juros
Ainda sobre os juros, a ferramenta mostra qual a melhor taxa que deve ser cobrada dos clientes em cada operação realizada. A última fase do processo é a da precificação, que informa quanto vale no momento presente a carteira de clientes.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.