Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, fevereiro 19, 2008

A reincidência dos erros financeiros

Por: Cris Lazotti
Fonte: www.happynesslife.zip.net

A autora e colunista Eliana Bussinger escreveu um livro muito interessante fazendo um paralelo entre o corpo e o bolso. Chama-se “Vigilantes do Bolso”, livro coordenado pelo conceituado administrador Gustavo Cerbasi.

Acredito que todos nós já tenhamos cometido algum erro financeiro, porém reincidências de dívidas ruins não devem ocorrer. Para tanto, devemos ficar atentos aos erros mais comuns. Alguns dos erros citados pela autora são:

Má administração financeira: gastar além dos recebimentos, não controlar seus gastos e não prestar atenção às pequenas despesas.
Inexistência de uma conta de reserva: é o famoso “pé-de-meia”. Ela cita que o ideal é ter uma reserva financeira de 3 a 6 salários para situações imprevistas e de emergência. Portanto, comece já!

Divórcio: As despesas aumentam muito nestes casos. Há pagamento de pensões, redução da renda familiar e se tiver filhos, a situação piora. Erro comum dos maridos com segunda ou terceira esposa e ter mais filhos, isto é mais do que uma reincidência!

Doença: uma doença inesperada pode afastá-lo do trabalho, sem contar o custo dos remédios. Portanto, ter um seguro saúde e um plano que atenda suas necessidades neste momento, será de grande utilidade.

Desemprego: este é um dos fatores mais comuns para o endividamento. Seguido pelo divórcio e a doença. Portanto, mantenha-se atualizado profissionalmente e sempre fique de olho no mercado de trabalho.

Teimosia em manter um estilo de vida perdido: este é um erro estúpido. Manter um padrão de vida que seu salário ou uma situação inesperada não comporta mais é endividamento na certa. Se você não pode mais bancar os restaurantes da moda, mude para restaurantes mais baratos ou até aprenda a “cozinha de minuto” e jante em casa.

Compulsão por compras: é o famoso “gastar o dinheiro do próximo mês, hoje!”. Afaste-se das promoções de “seis vezes sem juros”, “só hoje” e da palavra “liquidação”. Mesmo que parcela caiba no seu cartão de crédito, pode ser que o seu cartão de crédito não caiba no seu orçamento. Portanto, controle-se!

Herança: não é sobre herança de bens ou de dívidas dos pais, mas sim da herança de hábitos de consumo de nossos pais. Se eles eram esbanjadores, se nunca se preocuparam com dinheiro, se sempre estavam no vermelho no final do mês. Se eles eram assim, a tendência é que você tenha o mesmo comportamento. Determinação e disciplina podem ajudá-lo a reverter esta situação.

Como os erros financeiros podem aparecer de tempos em tempos, mantenha-os frescos na memória com leitura e reflexão periódicas. Lembre-se que para alcançar qualquer coisa, é necessário um ingrediente básico: atitude!

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.